terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sind. do túnel do carpo!



Síndrome do túnel do carpo!

Alguém já ouviu falar? eu nunca havia escutado isso até ficar 2 dias c dores da ponta dos dedos até o cotovelo esquerdo e ir parar na emergência! Bem, decidi ir ontem a noite, antes só usei uma proteção p ver se melhorava e nada, então fui ao 1ª clínica e lá não aceitava meu plano "Amil", fui a 2ª não tinha ortopedista, a médica q me atendeu nada pode fazer e mandou q eu voltasse no dia seguinte, cheguei em casa liguei p minha go, falou p eu voltar em uma emergência onde tivesse ortopesdista, pq de madrugada poderia sentir dores + fortes e seria pior... então fomos para outra clínica, que bom q fui logo atendida, o médico ouviuu minhas lamentações, e qdo falei q estava grávida ele nem quis fazer rx e nem passou nenhum remédio, me mandou direto imobilizar o braço, e explicou pq isso pode acontecer com as grávidas, disse que caso as dores continuem, terei que fazer fisioterapia! O único remédio que minha médica me deixou tomar foi o buscopan! Percebi q se faço movimentos c os dedos, as dores se estão fracas, aumentam...

****** Vou colocar essas informações que achei em um site! ******

Ponto principal: a dor e a sensação de formigamento nas mãos é causada pela compressão dos nervos do pulso, na chamada síndrome do túnel do carpo. O repouso e o uso de talas especiais podem ajudar. O problema costuma melhorar depois que o bebê nasce.



Por que meus dedos estão formigando e doendo?


Essa sensação provavelmente é causada pela chamada síndrome do túnel do carpo. Embora o problema seja mais frequentemente associado a pessoas cujo trabalho envolve movimentos repetitivos, ele também é bastante comum entre as gestantes.

Os sintomas podem incluir dormência nas mãos, formigamento, queimação ou dor nos dedos, mãos, punho, braço e até no ombro.

O "carpo" é a estrutura óssea do punho, entre o antebraço e a mão. O túnel do carpo é um canal que tem três lados formados por osso e um por um ligamento. Por dentro desse canal, passa um nervo importante, o nervo mediano. O inchaço e a retenção de líquidos que são comuns na gravidez podem fazer com que aumente a pressão dentro desse espaço estreito e pouco flexível, no túnel, comprimindo o nervo mediano.

O nervo mediano é o responsável pelo tato no polegar, no indicador, no dedo médio e em metade do anular, e também comanda o movimento de um músculo na base do polegar. A pressão sobre esse nervo é a causa dos sintomas da chamada síndrome do túnel do carpo.

Felizmente, nem todas as mulheres grávidas são afetadas pela síndrome, e ela costuma ser temporária. Em alguns casos, porém, a intensidade da condição pode ser
maior, e ela persiste por vários meses.



Quando a síndrome do túnel do carpo aparece?


Os sintomas podem surgir a qualquer momento da gravidez, mas normalmente se apresentam no começo do quinto ou do sexto mês, junto com o leve inchaço dos tornozelos e dos pés.



O que posso fazer para aliviar a dor?


Os sintomas podem se agravar à noite. Sempre que sentir as fisgadas, mude de posição na cama -- só isso já alivia boa parte do incômodo. Tente não dormir em cima das mãos. Outro truque é sacudir as mãos até que a dor e a dormência diminuam.

Flexionar os dedos e as mãos várias vezes durante o dia também é positivo. Se estiver com muita dor, evite movimentos repetitivos como digitar e fazer trabalhos manuais, que podem agravar os sintomas. Manter as mãos elevadas quando sentada, por exemplo sobre o encosto do sofá, enquanto você assiste à TV, também pode ajudar.

Caso trabalhe com computadores, ajuste a altura de sua cadeira para que os punhos não fiquem flexionados para baixo quando você digita. Teclados ergonômicos também podem ajudar. Lembre-se de fazer pausas para esticar as mãos e os dedos.

Os sintomas da síndrome do túnel do carpo normalmente desaparecem um pouco depois que o bebê nasce, junto com o inchaço. O sumiço da dor, no entanto, não é imediato -- você ainda ficará inchada por alguns dias após o parto.

Se a dor persistir por muito tempo após o parto, você pode precisar de um tratamento especial para aliviar a pressão sobre o nervo mediano, primeiro com remédios antiinflamatórios, depois com injeções de cortisona ou, nos casos muito graves, até cirurgia, tudo dependendo da recomendação médica. O procedimento é feito através de uma pequena incisão na palma da mão, para que o médico possa fazer um corte no ligamento carpal transverso, uma das paredes do túnel do carpo, liberando assim o nervo. Com a incisão, o nervo mediano volta a funcionar normalmente.



Em que situação preciso falar com o médico?


Converse com o médico se a dor e o formigamento estiverem interferindo no seu sono e na sua rotina. Não tome nenhum analgésico sem a autorização do seu obstetra. O uso de talas removíveis para o pulso, para os períodos de repouso, também pode ser benéfico.

0 comentários:

Postar um comentário